quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Personalia - Jacobus Arminius



Jacobus Arminius, Jacó Armínio, Jacob Harmenszoon (1560–1609) teólogo holandês, escritor e profesor da Universidade de Leiden.
Estudou em Genebra, sob a direção de Teodoro de Beza, sucessor de Calvino naquela cidade. Voltando à Holanda, ocupou um importante lugar na igreja protestante.
Os dirigentes da igreja de Amesterdão oponham-se à opiniões do teólogo Dirck Koornhert, que tinha uma opinião contrária à doutrinas calvinista da predestinação. Com o propósito de contra-argumentar, Armínio estudou os escritos de Koornhert e comparou-os com as Escrituras, com a teologia dos primeiros séculos da igreja e com vários dos principais teólogos protestantes. Ao contrário do que esperava a Igreja de Amesterdão, Armenio, chegou à conclusão de que Koornhert tinha razão.
Em 1603 Armínio tornou-se professor de teologia da Universidade de Leiden e as suas opiniões foram publicadas. Outro professor de Leiden, Francis Gommer ou Franciscus Gomarus, partidário da predestinação calvinista, contestou por sua vez, as opiniões de Jacobus Arminius que classificou de antítese do calvinismo e chamando-lhes arminianismo.
Curiosamente, ambos concordavam que existe predestinação. Mas para Armínio, Deus predestinou aos eleitos porque sabia, de antemão, que teriam fé em Jesus Cristo. Para Gomaro, Deus predestinou a alguns a fé; a vontade soberana de Deus determinava quem se salvaria.
Armínio, por sua vez, insistia que o grande decreto da predestinação era a determinação que Jesus Cristo seria o mediador entre Deus e os seres humanos. Esse era um decreto soberano, que não dependia da resposta humana.
O decreto referente ao destino de cada indivíduo baseava-se não na vontade soberana de Deus, mas em seu conhecimento, o qual seria a resposta de cada pessoa ao oferecimento da salvação em Jesus Cristo.

Armínio morreu em Leiden, a 19 de Outubro de 1609.
As suas doutrinas foram condenadas no Sínodo de Dordrecht em 1618-1619 principalmente por Gomarus.

Podia ter-se cruzado com Grocius em Leiden?
Van Erpe, pode ter tido acesso a estudos de Jacob Armenius, mas chegou a Leiden depois da sua morte.
E quanto a Moisés Palache, uma das personagens centrais no romance 1621?

Sem comentários: