segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Situ - Palácio dos Estaus

Estaus e Cárceres do Santo Ofício de Lisboa na maqueta do Museu da Cidade.



Detalhe da gravura de Georgius Braunio (1541-1622)


Nesta gravura não se vê o chafariz. Porquê?
No livro "1621" foram analizados vários processos do Santo Ofício, sendo dois processos de particular interesse: 2742 e 5393. Em ambos o Senhor Inquisidor foi Pero da Silva de Sampayo.

Processo nº 5393, ANO DE 1618, Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa, contra Isaac Almosnino de Isaac Almosnino (50 anos). Encontrei referências ao modo de viver em Fez no princípio do séc. XVII.
Processo Nº 2742, ANO DE 1618, Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa, contra Inês Henriques de Leão (23 anos). Encontrei referências ao alcaide dos cárceres e aos interiores dos Estaus.
1) Em Setembro de 1618 era Heitor Teixeira o Alcaide dos Cárceres nos Estaus.
2) "fragmentos de uma conversa entre a ré e Miguel Soares: marido de Maria de Sousa, presos que estão no lado do corredor do meio velho, ela na oitava e ele na nona casa, ficando ao meio a porta do dito corredor da vigia, que não se abre pela banda de dentro; ele não tem companheiro, ela, uma velha que se chama Catarina Henriques... "
Podia haver dois presos por "casa" e os cárceres eram mistos.


Estaus antes de ser Cárcere do Santo Ofício (a maqueta encontra-se no Museu da Cidade)

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Personalia - Victor Amadeus I

Victor Amadeus I, Duque da Savóia. Torino, 1587 - 1637


Cognome Leão de Susa. Casou-se com Christine Marie filha de Henri IV de França. Herdou os problemas do seu pai, Carlos Emmanuel I, com a Espanha, apesar de ser filho de Catherine Micaela infanta de Espanha. Senhora de enorme beleza, como se pode ver na imagem seguinte, que não resisto a reproduzir:

Para o "1621" interessa aprofundar o seguinte facto histórico que retirei da Wiki:
Charles Emmanuel obtained the help of French troops to free Alba from the Spaniards (January 1617), as the new King Louis XIII resumed his father's former alliance with Savoy. His sister Christine Marie was married with Charles Emmanuel's son, Victor Amadeus in 1619.

Situ - Escalda


Escalda é o nome espanhol do rio de Antuérpia, optei pelo nome em espanhol para mais tarde falar da ponte de Farnesio no cerco de Amberes (Anvers-Antuérpia).
Ou seja é o Escaud francês ou belga, e, o Schelde neerlandês.

Quanto à ponte, voltarei aqui para contar a história de 1585 e da conquista de "Amberes".

Quanto ao rio, aqui fica a referência Wiki e a referência ao "1621", pois é o rio que Peter, Constance e Miguel atravessam com a ajuda de Gaspar Duarte.
Para uma futura ficha de barcos, há uma referência a "escarpoises" que não consegui aprofundar, mas o texto aqui apontado é interessante para uma análise histórica do "Escalda".

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Objectu - Barcos - Tjotters


Neste desenho, que vem da folha Le Renard, talvez se possa classificar os "hoogaars" pelo tipo de patilhão. Infelizmente, nos desenhos que se reproduzem a seguir, os patilhões estão demasiado submersos para se poder ver o seu recorte. No entanto, até novas conclusões, fico com a ideia queo barco que Elsjie utilizou na fuga de De Groot terá sido um Tjotter!


Será um Tjotter que se vê nas gravuras? Na primeira, Elsjie está a acenar para o castelo, provavelmente a avisar Maria que Hugo estáva bem e, na outra, a energica rapariga manda embarcar o baú da fuga. Talvez estivesse a falar com o seu apaixonado Willem...

Imagens de um tjotter restaurado.

Outros barcos de trabalho do Maas: Schouwen, botters, aken.

Outros barcos que não identifiquei.

Histórias de restauros, que infelizmente não sei traduzir...

Situ - Woudrichem

Planta do forte de Waoudrichem


Cidade mediaval à beira do rio Maas, perto do castelo de Loevenstein.
É a cidade onde Peter Cornelius vai ficar durante um mês a preparar a fuga de De Groot.

Personalia - Elsje van Houweningen

folhetim sobre a fuga de De Groot em 22 de Março de 1621
Elsje van Houweningen era a dama de companhia de Maria van Reigersbergen, mulher de Hugo de Groot. Consta que foi ela quem arquitectou a sua fuga com a ajuda da irmã de Van Erpe, utilizando uma mala de livros.
Um dos homens que carregou com a arca pode ter sido o seu namorado Willem, homem de confiança de De Groot.
Willem Cornelisz van Velden (1601 † 1663) casou-se com Elsje van Houweningen em 1625 em Haia. Foi assistente de Hugo de Groot acabou depois por se tornar homem de leis.
No livro "1621" assumiu-se a liberdade criativa de considerar que eram quatro pessoas a carregar a mala, sendo um deles Peter Cornelius.

Personalia - Joris van Spilbergen

Rei de Kandy Vimala Dharma Suriya com Van Spilbergen em 1602
Foi Joris Van Spilbergen quem viajou com Jacob Le Maire no regresso à Holanda. Jacob morreu entre Novembro e Dezembro de 1616 (por confirmar o mês) a bordo do navio Amesterdam, depois de ter estado preso em Jacarta, onde o navio Eendracht esteve apresado.
Jacob Le Maire, era filho do huguenote francês Isaac Le Maire (1558-1624) que foi co-fundador da VOC, até entrar em conflito em 1605, e sócio de Willem Schouten na Companhia Australiana (processo durou até 1622... altura em que a WIC ficou com a rota que queriam registar).

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Situ - Thamusida

Vénus de Thamusida
Thamusida (Sidi ali Ben Ahmed) fica a dez quilómetros a montante de Kenitra na margem esquerda do rio Sebou. Antigas ruinas romanas, serão utilizadas como porto e armazém da personagem "Samandris" do "1621".
Não existem referências históricas de que estas ruinas romanas tenham tido utilização depois de 280 AD, e muito menos que Antoine de Sallettes as tenha utilizado como base de operações. É uma pura liberdade criativa do livro "1621".
Le site de Thamusida (Sidi Ali ben Ahmed).
Arqueologia de Thamusida
Mapa da zona de Kenitra
Mégara Hyblaea Por Georges Vallet, François Villard, Paul Auberson, Michel Gras, Henri Tréziny, Henri Broise (procurar "sebou" e "paon doré")
Outros sítios romanos interessantes para o 1621: Banasa, Lixus / Volubilis

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Personalia - Hans Lippershey



Hans Lippershey foi um criador de lentes neerlandês (1570 1619)


Em finais de 1608 apresentou a primeira realização de uma luneta . Esta luneta levou rapidamente outros investigadores à construção da "lunette astronomique", e depois ao "telescópio".
Biografia em inglês.
Outro grande: Johannes Kepler

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Personalia - Pau Claris i Casademunt

Pau Claris i Casademunt
Barcelona, 1586 - 1641

Nomeado Bispo de La Seu d'Urgell em 1612.
Pau Claris tinha 33 anos em 1619 e era há sete anos bispo d'Urgell.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Situ - Bu Regreg

Bu Regreg

from Wicki:
El Bu Regreg o Bū Rāqrāq (en árabe, بو رقراق; en transcripción francesa, Bouregreg) es uno de los principales ríos de Marruecos, que nace en el Atlas Medio, a la altura del monte Mtzurgan (provincia de Jemiset) y de Gru (provincia de Jenifra), y desemboca en el Océano Atlántico en Rabat, sirviendo de frontera natural entre la capital marroquí y su ciudad vecina, Salé. Su caudal medio es de 23 m³, pero puede llegar a los 1500 m³ en época de crecidas.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Personalia - Johann Valentin Andrea


Objectu - Barcos - Nuestra Señora de la Concepcion

Joia do tesouro afundado, com forma das petálas de plumeria.



A 20 de Setembro de 1638 o navio Nuestra Senora de la Concepcion afundou nos recifes de Saipan, a segunda das maiores ilhas nas Marianas com as quatrocentas pessoas que iam a bordo e o tesouro de Don Sebastian Hurtado de Corcuera (acusado de ter desviado bens da coroa).

Objectu - Barcos - Construção

Spanish galizabra, 1589. Archivo General de Simancas


Site sobre construção naval espanhola vs portuguesa de Paulo Monteiro, e outro artigo do mesmo autor sobre João Batista lavanha.

João Baptista Lavanha na Wikipédia.

Objectu - Barcos - Galera

Galera corsária


Curiosidade: modelo em piscina de uma Galera de Lepanto











outros barcos de época: Fusta



Personalia - Duque de Guisa

Henri de Guise, le Balafré, nasceu a 31 de Dezembro de 1549, morreu assassinado a 23 de Dezembro de 1588.


Charles de Lorraine, Cardeal de Guisa, irmão de Henri, nasceu 1554-1611.

Duas personagens da Guerra das religiões. Henri foi o pai de Charles I, Duque de Guisa e Governador da Provence para Louis III.

Charles nasceu a 20 de Agosto de 1571 e morreu a 30 de Setembro de 1640.

Depois da morte do pai e do tio, esteve preso três anos no castelo de Tours de onde se evadiu em 1591. Não seguiu os passos do seu pai na Liga Católica, abdicando da possível posição de pretendente à coroa de França, optando por apoiar Henri IV de França em 1594. O rei, mais tarde viria a dar-lhe quatro milhões de libras e o lugar de Governador da Provence. Em 1595 conquistou Marselha, que estava debaixo do comando do Duque d'Epernon, da Liga Católica. Foi almirante do Levante. Apoiou Maria de Medicis e acabou por se desentender com o Cardeal Richelieu. Exilou-se em Itália em 1631 e morreu em Cuna em ´40.

Foi ele, já no reinado de Louis XIII, que devia ter recebido um cavalo de presente do sultão Zidan através do pretenso consul, Jean Philippe de Castelane, capitão do navio que foi apresado junto com a famosa biblioteca saadita.


sábado, 1 de novembro de 2008

Objectu - Geuzenpenning

Geuzenpenning, medalhas, moedas e tokens, emitidos pelos Geuzen.

Os "Geuzen", ou pedintes, também específicamente conhecidos como "watergeuzen", "pedintes do mar", era o nome de um grupo armado, uma organização de resistentes, ou combatentes protestantes contra os "austrias". Foram fundamentais para os primeiros passos para a independência dos Países-Baixos.
Em inglês o termo como ficaram conhecidos é "Sea Beggars".